Vai uma dose de assunto sério aí?

"Eleições, voto, corrupção e coisa e tal." Comecei a pensar sobre esse assunto e percebi que a solução se resume em CONSCIÊNCIA. SIM! Tudo é questão de que eleitores sejam mais conscientes e políticos sejam mais concientes ainda. É ter consciência de que o dinheiro das pessoas não é fácil de ganhar e que impostos são pagos pra dar um pouco de dignidade a quem pede esmola nas ruas, pra cuidar das crianças que não tem quem cuide delas, pra que todas as pessoas possam cuidar de sua saúde em um hospital público, e é também pra que as pessoas possam viajar em estradas melhores. Este dinheiro queridos vereadores, deputados, senadores, prefeitos e presidente deveria ser destinado a quem acreditou em vocês quando ouviu suas promessas e que pagam o seu rico salarinho.



O mais engraçado no circo que isso tudo virou, é que vários desses políticos foram pobres um dia e hoje fazem o contrário do que antes gostariam que acontecesse. 

Será o meio que transforma o indivíduo? Não! A falta de ética, a ambição, a desonestidade, o egoísmo e a falta de compromisso com as pessoas é que faz isso. Ser diferente da maioria não custa muita coisa. Pra falar a verdade, não custa nada. 


Fazer parte da maioria é que custa...

Custa a morte de um paciente que poderia ter sido atendido e não foi porque o hospital não tinha médico ou estrutura adequada, custa a decepção dos seus pais que sempre te ensinaram a não ficar com o troco errado que te deram no supermercado (por mais que aquele dinheiro comprasse mais um quilo de feijão), custa ver crianças trabalhando porque precisam ajudar em casa, custa uma infinidade de coisas.

Senhores políticos, lembrem-se que todos nós estamos no mesmo barco. Ou seja, se você não fizer a sua parte e ajuda a remar o barco, você afunda junto com ele. A estrada que nós usamos você também usa, o hospital também pode ser o mesmo, se a escola pública for de qualidade seus filhos podem estudar nela. O que quero dizer é que de uma maneira ou de outra, estamos ligados uns aos outros.
Você aí achando que o papo é chato e já tem seu voto definido; lembre-se que o voto, o dinheiro e o direito é seu. Não seja medíocre a ponto de dar o seu voto de confiança a troco de uma coisa que é obrigação dos caras de pau, porque nós pagamos a ele! Quando você contrata alguém e a pessoa não faz o que você esperava, o que você faz? Você contrataria essa pessoa de novo? Da mesma forma: Você compraria uma casa sem teto sabendo que quando chovesse ela não iria proteger sua família? Da mesma forma, qual é a sensação de saber que quando alguém estiver com um grave problema de saúde ela não conseguirá ser atendida em um hospital público porque o dinheiro que poderia ter sido investido na saúde foi parar em uma mera viagem com a família? 
Outra coisa que me deixa extremamente triste é que algumas (várias) pessoas vêem as sacanagens que são feitas com outras e parecem acreditar que o político é Deus. Seria interessante e justo se todos passassem a votar porque acreditam que o seu candidato buscará o melhor para TODAS as pessoas, e quando eu digo “as pessoas” eu não me refiro somente às que estão ao seu redor – pai, mãe, filho, tio, tia etc., estou me referindo ao bêbado que dorme na praça todo dia, aos jovens que buscam algo pra fazer no domingo a tarde, às crianças que estão fora da escola e não tem onde brincar ou com o que brincar, ao idoso que acaba vendo todo seu salário ir pra farmácia e ao morador do barraco no fim da cidade. Eu me refiro a TODAS as pessoas. Tem noção da complexidade disso tudo? Já parou pra pensar que muitas pessoas dependem da ajuda do governo pra viver? E se esse governo é falho, apesar de não afetar a sua vida, afeta a vida dessas pessoas de uma maneira drástica? E você "cara de pau", nunca te doeu a consciência dar esperanças a essas pessoas durante a sua campanha, ser eleito com o voto delas e depois deixá-las a Deus dará?
As eleições municipais estão chegando, e acredito que o que mais precisamos procurar em um prefeito se resume em 4 coisas: que ele conheça a cidade, saiba do que ela precisa, saiba o que as pessoas anseiam e que pelo menos aparente ser honesto (esse é ponto principal). E procurar 3 coisas em um vereador: que também conheça a cidade, que tenha capacidade para elaborar leis e projetos em benefício da população, e o mais importante: que seja uma pessoa com coragem suficiente para dizer não ao prefeito do seu partido quando ele propuser algo que não será bom para as pessoas. Chega de escolher um candidato porque é parente, porque é da coligação do seu partido ou porque ele ajudou alguém da sua família e se esqueceu do resto todo das pessoas. Chega de achar que está bom desse jeito mesmo, que todo político é corrupto e largar pra lá...
Humanos precisam ter mais humanidade e cuidar mais da própria raça. E votar faz parte disso. Precisamos aprender a ter consciência ao votar, lembrar de ser menos egoísta e olhar pro umbigo alheio também.

Vamos ter mais consciência, exigir que nossos funcionários cumpram com suas obrigações da mesma maneira que cumprimos com as nossas e fazer com que o ano do fim do mundo seja o ano em que as coisas começaram a mudar. E essa é a minha opinião, fico feliz de ver a sua nos comentários aí embaixo. Fim de papo.


Post inspirado pelo vídeo abaixo, por ser filha de uma professora graduada e concursada, que ganha menos que eu (em um emprego que não me exige formação alguma); pelas pessoas que já vi acordadas as 4 da manhã pra conseguir marcar sua consulta médica às 6 e ser atendido às 8 e pela esperança de ver esse circo acabar.




~


Penso que posso ter perdido meu tempo com esse post e ninguém dê a atenção devida... Mas se ao menos uma pessoa leu e refletiu sobre a maneira que está votando ou trabalhando para o povo, percebo que não foi em vão.