É preciso conviver




Saber conviver deveria ser algo ensinado nas escolas.

Assim como eu, você provavelmente anda lendo por todos os cantos: "Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre!" A frequência com que essa frase está sendo propagada, sem dúvidas está associada ao cenário em que vivemos hoje.

As pessoas se acham cada vez mais independentes, donas de si e da razão. Mas a grande verdade é que ninguém é capaz de viver sozinho.

Com isso não quero dizer que você deva aceitar tudo ou esconder o que sente. Pelo contrário, o diálogo é crucial em qualquer tipo de relação, seja em um romance, na sua família ou com seus amigos.

Acontece que muita gente não aprendeu uma regra básica da convivência: saber dialogar. Isso acontece muitas vezes porque somos fechados a ter uma conversa aberta. O motivo? Queremos sempre ter a razão e ter a palavra final sobre os assuntos, e isso acaba nos impedindo de ouvir e entender o que o outro tem a dizer.

É completamente possível dizer coisas ruins a alguém sem ferir essa pessoa, mas falta tolerância, gentileza e amor. Falta aprender a conviver.